Quem tem um negócio costuma acompanhar de perto tudo o que entra e sai do caixa. Sem o devido registro, entretanto, essas informações podem acabar se perdendo. Por isso, manter um fluxo de caixa é importante para a organização financeira da empresa.
O que é fluxo de caixa?
Basicamente, fluxo de caixa é uma ferramenta de planejamento e controle financeiro de uma empresa. Com ela, é possível acompanhar as movimentações de um negócio, projetar entradas e saídas e organizar o capital de giro.
O fluxo de caixa pode ser feito em um caderno, em um programa de gestão ou em uma planilha. De acordo com o Sebrae, devem ser registrados:
- Recebimentos: vendas à vista e a prazo, recebimento de duplicatas, retorno de investimentos, venda de ativos (equipamentos não utilizados, por exemplo);
- Pagamentos: compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, despesas e custos do negócio;
- Previstos: recebimentos e pagamentos previstos para as próximas semanas ou meses.
Quais são os benefícios do fluxo de caixa?
Quando se empreende, ter informações é importante para tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas – baseadas em dados, não em suposições. É neste processo que entra o fluxo de caixa.
Com essa ferramenta, é possível ter uma visão geral do presente e do futuro da empresa. Saber se tem – ou não – dinheiro para ser usado, organizar o pagamento de contas, planejar investimentos, negociar prazos com fornecedores.
Segundo o Sebrae, alguns benefícios de se ter um fluxo de caixa são:
- Acompanhar e planejar entradas e saídas de caixa;
- Encontrar despesas que podem ser reduzidas sem comprometer o lucro;
- Planejar futuros investimentos;
- Organizar promoções para desencalhar estoque;
- Planejar um empréstimo;
- Negociar prazos mais longos com fornecedores;
- Prever possíveis baixas no orçamento.
Quais as formas de olhar para o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa não se limita a apenas uma única forma de análise, cabe a cada negócio identificar a melhor opção para a situação financeira, sem a necessidade de manter apenas uma maneira de lidar com as finanças, com o desenvolvimento do negócio muitas coisas podem mudar. Veja as diferentes formas de olhar para o fluxo de caixa abaixo e, para saber mais, baixe nosso ebook sobre fluxo de caixa gratuitamente.
- Extrato bancário
- Fluxo de caixa diário
- Fluxo de caixa previsto x realizado
- Fluxo de caixa analítico e sintético
- Demonstração de fluxo de caixa
- Fluxo de caixa direto
- Fluxo de caixa indireto
Fluxo de caixa: como fazer um para sua empresa?
À medida que um negócio cresce, fazer o fluxo de caixa pode se tornar cada vez mais complexo, cadernos e planilhas se tornam empecilhos na hora de cuidar das finanças, um sistema de gestão financeira é uma maneira segura e eficiente de organizar seus dados, o Simplific Gestão tem planos gratuitos para você que quer melhorar a gestão financeira, de forma simples!
Quer saber ainda mais sobre fluxo de caixa? Acesse nosso Ebook gratuito que explora o assunto mais profundamente!
Texto original: Nubank